quarta-feira, 15 de novembro de 2006

Piratas Lésbicas: Anne Bonny e Mary Read - III

Mulheres Infames

Apesar desta suposta descoberta do verdadeiro sexo de "Mark", Anne e Mary (a quem parou de chamar a si mesma de "Mark"), ficaram inseparáveis, e ambas alternavam-se em vestir roupas masculinas e femininas. No devido tempo pegaram o comando de outro navio, e os navios-de-guerra foram enviados para capturar "aquelas mulheres infames."

Navio de Anne Bonny e Mary Read


Elas abandonaram todo cuidado e invadiram numerosos navios. E uma das vítimas de seus atos de pirataria foi a rainha real, numa embarcação de propriedade de um antigo amante de Anne,Chidley Bayard, e comandada por um tal capitão Hudson. Nesta ocasião Anne seduziu Hudson e trouxeu-o a bordo de seu navio, drogou-o com seu vinho ao invés de dormir com ele, e espalhou secretamente os gatilhos dos pinos de acendimento dos canhões com água. Ela deixou-o na manhã seguinte, e então retornou a seus piratas. Os pistoleiros da rainha real foram incapazes de abrir o fogo e foram capturados fácilmente. Somente o capitão Hudson foi morto, de outra maneira não haveria derramamento de sangue, isso por ciúmes de Mary. Finalmente Anne e Mary foram capturados pelo capitão Barnet. No calor desta batalha final seu grupo as abandonou, ficando todos eles debaixo do deck do navio e recusando-se a lutar (rs). Assim Mary disparou em dois de seus próprios homens, e feriu Calico. Mas isto deu uma hora a mais para que o grupo inteiro de Barnet pudesse subjulgar as duas mulheres. Elas e seu grupo pirata foram trazidos à julgamento em St Jago de la Vega, na Jamaica, e culpados por pirataria em 28 de novembro de 1720, e sentenciados à forca. Anne e Mary rapidamente "defenderam suas barrigas" e foram perdoadas (rs). Este era um pedido comum entre mulheres sentenciadas à morte, a ponto que nenhuma corte enforcaria a vida de um inocente embora estivesse por nascer - apesar de nenhuma das duas estivessem realmente grávidas(rs). Anne visitou o Calico antes que fosse enforcado, e dito "estou triste por ver você nessa situação, mas se vc tivesse tenho lutado como um homem não teria que agora morrer como um cão." Mary morreu de uma febre contraída na prisão, e Anne apenas desapareceu.


Moeda Cunhada em homenagem a Anne Bonny


Uma história improvável é que casou-se e retornou a Charleston - onde ela ainda deveria estar sendo procurada incêndio culposo, tentado parricida e conspiração à autoridade do rei.

Moeda Cunhada em homenagem a Mary Read


Uma história ainda mais improvável é que entrou em um convento de freiras. A literatura pirata não é anotada com exatidão, e nunca houve toda uma completa pesquisa sobre as vidas de Anne Bonny e de Mary Read. Suas histórias, como aquela de todos os piratas, foi tratada como um pregador sobre a qual a imaginação burguesa pode enforcar seu desejo de mobilidade, conseguir de modo ilegal lucro e dependência romântica. E como toda história de alta aventura, essa vem em versões extensamente diferentes, de acordo com o capricho do historiador ou novelista ou autor dramático. Como Steve Gooch disse, "todo local tem uma história e um mito e dependem do que você quer fazer com dele." A história que eu contei acima parece ser a mais exata que nós pudemos recolher dos documentos mais originais da época. A evidência de sua homossexualidade não é assim bem defenido como nós pudemos desejar, e a maioria eram bisexual, assim o termo "lésbicas" não é estritamente exato. Algumas histórias mais ou menos substanciadas declaram que ambas as mulheres foram criadas com roupas de menino, e que havia uma sub-cultura gay prosperando em New Providence; homens homosexuais certamente fugiram de perseguições em lugares tais como Amsterdam, e podem ter ido parar em New Providence.

Em todo o caso, nós devemos levar em consideração o comportamento com seus amantes masculinos, e como crianças, com seu divertimento óbvio em vestir-se com roupas masculinas, e no fato que agiram juntas como um casal e obviamente amarem uma a outra; assim a evidência sugere que devem ser relevantes para qualquer história de experiência lésbica.

O episódio em que Calico Jack descobre as duas juntas na cabine, com pelo menos uma delas na cama sem roupas, tornou-se mais preocupante para os historiadores (heterosexuais) que deviam ter visto algo nisso ! Sobretudo, é impar que as únicas duas piratas mulheres nos registros da históricos deviam ter terminado juntas, e nós não podemos levemente admitir seu amor óbvio um pela outra. Elas são essencialmente um casal e é impossível ignorar totalmente o ambiente lésbico de seu relacionamento.


Fim da Série.

Nenhum comentário:

Postar um comentário